Skip to main content

Companhia irlandesa MACNAS visita Évora para iniciar preparativos das cerimónias de abertura e encerramento de Évora_27

Visita de dois dias incluiu reuniões de trabalho com a Equipa Évora_27 e associação cultural Do Imaginário, que será o líder de projeto local.

No final de Novembro, recebemos em Évora a companhia irlandesa MACNAS, que realizou uma primeira visita à cidade para iniciar a preparação das cerimónias de abertura e encerramento de Évora_27, que estarão intimamente ligadas.

Tal como previsto em bid book, estes dois momentos, espaçados no tempo, funcionarão como uma única performance, dividida em duas partes (abertura e encerramento) e que envolverá, como é habitual nas criações da MACNAS, artistas profissionais e amadores radicados no Alentejo e comunidades de toda a região. 

Para conceber tudo isto, a MACNAS, cujas produções coletivas e transformadoras frequentemente recorrem a marionetas – um forte ponto de ligação com o Alentejo – começou por descobrir vários lugares da cidade (que será palco aberto das cerimónias) dentro e fora da muralha, fazendo depois uma visita à floresta. A passagem do grupo por Évora incluiu ainda reuniões de trabalho com a Equipa Évora_27 e a associação cultural Do Imaginário, que será o líder de projeto local.

Premiada internacionalmente e reconhecida pelas suas criações imersivas e mágicas, colaborando com artistas, públicos e comunidades, a MACNAS, fundada em Galway, Irlanda, em 1986, tem uma produção multidisciplinar que inclui paradas, teatro, instalação, filmes e artes performativas.