Candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura acaba de ser entregue. Programa privilegia a criação de projetos de artistas e organizações locais, promovendo o tecido cultural de Évora e do Alentejo a nível nacional e internacional.
Sublinhar a pausa, o espaço e a humanidade. É esta a mensagem da campanha que foi desenhada para representar as várias dimensões de Évora que cabem na candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura em 2027.
A candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027 assinala o Dia da Europa com uma conversa, que tem como protagonistas Cláudio Torres, Elvira Fortunato, José Manuel Rodrigues, Maria Manuel Mota, Miguel Bastos Araújo e Tiago Rodrigues. O evento conta com transmissão online de acesso gratuito.
Estudo desenvolvido por equipa da Universidade de Évora pretende avaliar as expectativas da comunidade relativamente ao papel da cultura no futuro do Alentejo.
Objetivo de “Além Risco”, projeto coordenado pelo biogeógrafo e Prémio Pessoa Miguel Bastos Araújo, passa pela sensibilização da comunidade para as consequências das alterações climáticas, da sua repercussão no futuro das cidades e na qualidade de vida de quem as habita.
TRAÇANDO é um ciclo de workshops que visa apelar à participação da comunidade na construção da identidade visual da candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027.
O ciclo de minidocumentários #SENDO convoca pessoas, projetos e instituições que já operam a transformação criativa, cultural e patrimonial na cidade de Évora e no território alentejano.
A cidade de Évora é candidata a Capital Europeia da Cultura 2027, mas o compromisso é para com o Alentejo Central e com um olhar abrangente a todo o território alentejano. “Anda Acreditando” é o lema escolhido para a primeira fase da candidatura.