Skip to main content

Ouvi

Dizer

Ouvi dizer que Évora 2027 anda nas bocas do mundo. As histórias que temos para contar, e o que dizem sobre nós.

Notícias

Shuji Kogi, Secretário-Geral do Comité do EU-Japan Fest, foi recebido esta manhã, na Torre do Salvador, sede de Évora_27, pela Equipa de Missão Évora_27 e por Alexandre Varela, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora. Após a reunião de trabalho entre as duas equipas, a delegação japonesa visitou o centro histórico da cidade, realizando uma paragem na Biblioteca Pública de Évora, lugar simbólico na relação entre Évora e o Japão.

Ler mais

CHÃO COMUM

Assinalando um ano da nomeação de Évora como Capital Europeia da Cultura, “Chão Comum” é um concerto tocado e cantado a várias vozes, que partindo da identidade de cada artista, género e sonoridade, encontra na música um território comum, de aproximação, de espanto e de descoberta.

Ler mais

Num encontro de dois dias na cidade letã, as equipas de Évora_27 e Liepāja 2027 trabalharam conjuntamente em diferentes dimensões da iniciativa, tais como os conceitos, os programas culturais e artísticos, a comunicação e o alcance, entre outros tópicos. A visita permitiu reforçar o conhecimento mútuo e descobrir o que aproxima as duas cidades e as suas propostas enquanto Capital Europeia da Cultura

 

Depois da assinatura, em abril de 2023, em Évora, do Memorando de Entendimento entre as cidades de Liepāja, na Letónia, e Évora, em Portugal, ambas designadas com o título de Capital Europeia da…

Ler mais

Bourges é uma das quatro cidades francesas finalistas na candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2028. Évora e Liepāja (Letónia), designadas Capital Europeia da Cultura em 2027, passarão o testemunho, nomeadamente, a České Budějovice, na República Checa, e a uma cidade francesa que ainda será selecionada. Na corrida estão Bourges, Clermont-Ferrand, Montpellier e Rouen.

Ler mais

Ligando passado, presente e futuro, a Capital Europeia da Cultura marca presença na tradicional feira eborense através do pavilhão Évora_27, redesenhado para dar a conhecer os conteúdos do dossiê de candidatura (bid book) que trouxe esta iniciativa para Évora e o Alentejo, e da ocupação da chamada Rua dos Queijos, num gesto simples que assinala o início de um projeto, que será construído até 2027, e que procura aproximar a Feira de São João dos princípios do Novo Bauhaus Europeu.

Ler mais

Assinatura do protocolo de cooperação entre o Estado português e o Município de Évora realizou-se a 21 de junho na Sala dos Actos, do Colégio do Espírito Santo, na Universidade de Évora. Documento formaliza o compromisso do Governo de apoiar Évora_27 Capital Europeia da Cultura com uma verba de 34.000.0000€, através de financiamento público nacional e europeu.

Ler mais

A convite do Ministério da Cultura, o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, fez esta manhã, em Bruxelas, uma apresentação sobre a nomeação de Évora como Capital Europeia da Cultura em 2027. Durante a reunião do Conselho da União Europeia de Educação, Juventude, Cultura e Desporto, Carlos Pinto de Sá apresentou o conceito e a proposta de Évora_27.

Ler mais

Depois de 2027, Évora e Liepāja (Letónia) passarão o testemunho, nomeadamente, a uma cidade francesa que irá receber o título de Capital Europeia da Cultura em 2028. O processo de seleção, semelhante ao que decorreu em Portugal, está em curso e são quatro as cidades finalistas: Bourges, Clermont-Ferrand, Montpellier e Rouen.

Ler mais

Constituição de entidade de governança, infraestruturas e cronograma de financiamento foram alguns dos tópicos abordados durante o encontro

Ler mais

Cerimónia de assinatura de Memorando de entendimento realiza-se amanhã, dia 14 de abril, pelas 10h00, no Palácio D. Manuel, em Évora, no quadro da Visita de Estado de Sua Excelência o Presidente da República da Letónia a Portugal.

Ler mais

Évora 2027 representará Portugal no maior evento cultural da Europa, acolhendo a Capital Europeia da Cultura em 2027. Recomendação do painel internacional de especialistas foi anunciada esta tarde em conferência de imprensa realizada no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Ler mais

Sob o mote do VAGAR, Évora 2027, Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura, entregou hoje na sede do GEPAC, em Lisboa, o dossiê final de candidatura que contém a proposta da cidade, e do Alentejo, para ser Capital Europeia da Cultura em 2027.

Ler mais

No âmbito da preparação da última fase do processo de seleção da cidade portuguesa a ser distinguida com o título de Capital Europeia da Cultura em 2027, as equipas que estão a trabalhar as candidaturas das quatro cidades finalistas, Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada encontraram-se, em Évora, no Dia da Europa, para refletir sobre o processo até ao momento e discutirem questões comuns que querem agora partilhar com o Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

 

Ler mais

A candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027 integra a shortlist (lista restrita) de cidades portuguesas que passam à segunda fase da competição, anunciou o júri internacional em conferência de imprensa realizada esta tarde no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Cidade vencedora será conhecida no primeiro trimestre de 2023.

Ler mais

A apresentação pública do dossiê de candidatura (Bid Book) de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027 decorre no sábado, dia 19 de fevereiro, no Mercado Municipal de Évora, num evento aberto à comunidade.

Ler mais

Candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura acaba de ser entregue. Programa privilegia a criação de projetos de artistas e organizações locais, promovendo o tecido cultural de Évora e do Alentejo a nível nacional e internacional.

Ler mais

Sublinhar a pausa, o espaço e a humanidade. É esta a mensagem da campanha que foi desenhada para representar as várias dimensões de Évora que cabem na candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Ler mais

A candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027 assinala o Dia da Europa com uma conversa, que tem como protagonistas Cláudio Torres, Elvira Fortunato, José Manuel Rodrigues, Maria Manuel Mota, Miguel Bastos Araújo e Tiago Rodrigues. O evento conta com transmissão online de acesso gratuito.

Ler mais

Estudo desenvolvido por equipa da Universidade de Évora pretende avaliar as expectativas da comunidade relativamente ao papel da cultura no futuro do Alentejo.

Ler mais

Objetivo de “Além Risco”, projeto coordenado pelo biogeógrafo e Prémio Pessoa Miguel Bastos Araújo, passa pela sensibilização da comunidade para as consequências das alterações climáticas, da sua repercussão no futuro das cidades e na qualidade de vida de quem as habita.

Ler mais

TRAÇANDO é um ciclo de workshops que visa apelar à participação da comunidade na construção da identidade visual da candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Ler mais

O ciclo de minidocumentários #SENDO convoca pessoas, projetos e instituições que já operam a transformação criativa, cultural e patrimonial na cidade de Évora e no território alentejano.

Ler mais

A cidade de Évora é candidata a Capital Europeia da Cultura 2027, mas o compromisso é para com o Alentejo Central e com um olhar abrangente a todo o território alentejano. “Anda Acreditando” é o lema escolhido para a primeira fase da candidatura.

Ler mais