Skip to main content

Governo aprova criação da Associação Évora 2027

A Associação irá planear, gerir e executar Évora_27, Capital Europeia da Cultura e deverá entrar em funções ainda durante o primeiro trimestre de 2024.

Depois de aprovado em Conselho de Ministros de 29 de novembro, foi ontem publicado em Diário da República o Decreto-Lei nº124/23 que estabelece a criação da Associação Évora 2027. A Associação terá como “missão o planeamento, promoção, desenvolvimento e execução” de Évora_27 Capital Europeia da Cultura, uma iniciativa de “interesse nacional” segundo se lê no documento.

A Assembleia Geral, constituída pelo Estado e membros da Comissão Executiva Évora 2027 (entidade que impulsionou a candidatura, e que é liderada pela Câmara Municipal de Évora, e constituída ainda pela Universidade de Évora, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, Turismo do Alentejo e Ribatejo – ERT, Fundação Eugénio de Almeida e Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo – ARPTA) terá agora 45 dias úteis, para aprovar os estatutos e eleger os titulares dos órgãos sociais.