Skip to main content

Évora 2027 propõe design como ferramenta de criação e pensamento coletivo

TRAÇANDO é um ciclo de workshops que visa apelar à participação da comunidade na construção da identidade visual da candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027.

De 10 a 12 de março, realiza-se o primeiro workshop de design gráfico de um ciclo intitulado TRAÇANDO, que será orientado pela dupla de designers R2 (Lizá Defossez Ramalho e Artur Rebelo). A iniciativa tem como objetivo reunir participantes, com ou sem experiência, convocando-os para contribuírem e refletirem sobre um conjunto de peças (ex: elementos gráficos e visuais) essenciais para a construção da identidade visual de Évora 2027 – Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura.

 

Com o programa “Março – Mês da Juventude” a decorrer, promovido pela Câmara Municipal de Évora, TRAÇANDO #1 é dirigido a jovens dos 19 aos 30 anos. Dividido em duas sessões, o workshop é gratuito e acontece entre quarta e sexta-feira (10 a 12 de março), em formato online, através da plataforma Zoom. Os participantes serão desafiados a criarem uma imagem síntese da representação da cidade de Évora, dando aos materiais recolhidos previamente uma nova reinterpretação projetada para o futuro e sem recurso à palavra.

 

As datas dos próximos workshops do ciclo TRAÇANDO serão divulgadas brevemente. Para participar, os interessados devem inscrever-se previamente, enviando um e-mail para: info@evora2027.com

 

R2

Lizá Defossez Ramalho e Artur Rebelo fundaram em 1995 a R2, estúdio sediado no Porto e especializado em design de comunicação visual. Nas duas últimas décadas, os R2 têm vindo a colaborar com instituições culturais, artistas e arquitetos numa ampla variedade de projetos de identidades visuais, design editorial, cartazes e sinalética. Além destas vertentes, o seu trabalho também se estende ao ensino, curadoria, pesquisa, publicação e arte pública. São membros da Alliance Graphique Internationale (AGI) desde 2007, tendo coorganizado os eventos AGI Congress e AGI Open Porto, em 2010. Coordenaram diversos workshops e participaram nomeadamente em várias conferências, em Portugal e no estrangeiro, como na École Cantonale d’Art de Lausanne (Suíça), na School of Visual Arts (EUA) ou no Art Institute of Chicago (EUA). Alguns trabalhos dos R2 fazem parte de coleções de importantes museus, como o Musée des Arts Decoratifs (Paris, França), o Museum of Modern Art Toyama (Japão) ou o Museum für Gestaltung (Zurique, Suíça). Ramalho e Rebelo receberam vários prémios internacionais, incluindo o “Grand Prix” da Bienal de Brno Biennale (República Checa), vários “Premier Awards” da ISTD –International Society of Typographic Designers (Reino Unido) e da SEGD – Society for Environmental Graphic Design (EUA), ou ainda um “Gold Prize” da Toyama International Poster Triennial (Japão).