Évora_27 e EU-Japan Fest reúnem em Évora para abordar possibilidades de colaboração no âmbito da Capital Europeia da Cultura
No encontro, a Equipa de Missão Évora_27 e a delegação do festival EU-Japan trabalharam conjuntamente para abordar possibilidades de colaboração durante a Capital Europeia da Cultura, nomeadamente no plano do programa artístico.
“Foi um encontro encorajador, que permitiu aproximar duas culturas e alinhar possibilidades de colaboração entre o EU-Japan Fest e Évora_27” declarou Paula Mota Garcia, Coordenadora da Equipa de Missão Évora_27. “A partir daqui, vamos aprofundar a relação entre as duas iniciativas e construir de raiz uma proposta para Évora_27. Independentemente dos seus contornos, será sempre uma proposta desenhada à medida, partindo do que já existe, profundamente ancorada no território, numa relação clara com o conceito de VAGAR, e fazendo jus à ligação histórica que existe entre Évora e o Japão”.
“Creio que o VAGAR é o tema mais importante de que a sociedade moderna necessita. Estou convencido de que Évora 2027 dará um contributo significativo para a procura global por uma sociedade mais humana. Espero que muitos artistas e jovens de Évora venham ao Japão não só para conhecer uma cultura diferente, mas também para refletir sobre Évora, Portugal, a Europa e o Mundo. No EU-Japan Fest, estamos prontos para os apoiar.” afirmou Shuji Kogi, Secretário-Geral do Comité do EU-Japan Fest, antes de concluir: “A minha visita a Évora foi um excelente ponto de partida para uma nova era da viagem comum entre o Japão, Portugal e a Europa. Agradeço ao povo de Évora pela sua hospitalidade e cooperação.”
Depois da reunião que delineou as possíveis linhas de colaboração entre as duas iniciativas, a delegação japonesa visitou o centro histórico da cidade, num percurso que incluiu uma paragem na Biblioteca Pública de Évora, um lugar pleno de significado para as relações Évora-Japão, já que no seu acervo se encontram os chamados documentos do Biombo de Évora, que estavam escondidos dentro de um Biombo Namban originário do Japão, e que descrevem a vida quotidiana dos Portugueses no Japão nos séculos XVI e XVII e, em particular, a carta de fundação de uma localidade japonesa.
O EU-Japan Fest foi criado em 1993 para reforçar a cooperação entre o Japão e as cidades Capital Europeia da Cultura. Desde essa data, tem cooperado com várias cidades europeias, desenvolvendo programas com artistas e criativos japoneses naquela que é a iniciativa cultural mais emblemática da Europa.
Évora 2027, Capital Europeia da Cultura é promovida pela Comissão Executiva Évora 2027, liderada pela Câmara Municipal de Évora. Esta Comissão Executiva é ainda constituída pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, Universidade de Évora, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo, Turismo do Alentejo – ERT, Fundação Eugénio de Almeida e Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo – ARPTA. Évora 2027 conta com apoio das quatro comunidades intermunicipais do Alentejo que representam os 47 municípios da região.