Skip to main content

Associação Évora 2027 aprova estatutos e elege orgãos sociais

Estado e membros da Comissão Executiva Évora 2027 assinaram dia 20 de fevereiro, no Palácio de D. Manuel, em Évora, a escritura de constituição da Associação Évora 2027. Na primeira reunião da Assembleia Geral, a Associação aprovou os estatutos em mais um passo decisivo para a construção da iniciativa.

Na sequência da criação da Associação Évora 2027, através de Decreto-Lei publicado a 26 de dezembro de 2023,celebrou-se no dia 20 de fevereiro, no Palácio de D. Manuel, em Évora, a escritura de constituição do organismo que tem como missão garantir a implementação de todos os aspetos de Évora_27 Capital Europeia da Cultura, incluindo planeamento, operacionalização, monitorização e legado.

São associados fundadores da Associação Évora 2027 o Estado, representado pelo Ministério da Cultura, e as entidades que integram a Comissão Executiva Évora 2027: Município de Évora, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I. P.; a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, a Universidade de Évora, a Fundação Eugénio de Almeida e a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo - Turismo do Alentejo.  

Após a assinatura da escritura de constituição da Associação Évora 2027, a primeira Assembleia Geral reuniu para aprovação dos estatutos e eleição da mesa da Assembleia-Geral, presidida pela Câmara Municipal de Évora, com Vice-Presidência da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Secretariado a cargo da Universidade de Évora. Este órgão terá uma composição rotativa, e funcionará como comissão instaladora até à designação da Direção da Associação.

A Direção – órgão executivo da Associação – integrará, nomeadamente, a Direção Executiva e a Direção Artística, que serão recrutadas através de concurso público cujos procedimentos fundamentais serão desencadeados em breve. Até à designação da direção, a Equipa de Missão transitará para a Associação, mantendo-se em funções e continuando a desenvolver o trabalho necessário à implementação da iniciativa.

Na sua estrutura, a Associação Évora 2027 contará ainda com um órgão consultivo, o Conselho Regional de Cultura, composto por instituições com atividade relevante no âmbito dos fins da associação e por personalidades de reconhecida competência no domínio das artes e cultura, da ciência e inovação, da educação, da economia, do terceiro sector e do ambiente, assim como por personalidades da sociedade civil que pretendam contribuir para a implementação da iniciativa Évora Capital Europeia da Cultura 2027. O Conselho Regional de Cultura inclui também uma Comissão Científica e a Geração_27, uma comissão consultiva para a diversidade e a equidade, formada por cidadãos.

A constituição da Associação permitirá dar “um salto qualitativo naquilo que é a preparação e a construção da Capital Europeia da Cultura, nomeadamente envolvendo os agentes locais e preparando projetos quer imateriais quer materiais que estão associados à Capital Europeia da Cultura e naturalmente contar com a colaboração de todos para um projeto que esperamos vá dar um contributo determinante para o desenvolvimento de Évora e do Alentejo e para a afirmação do país no âmbito União Europeia” declarou Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara Municipal de Évora.