Évora_27 assinala Dia da Europa cruzando arte e ciência num encontro sobre megalitismo europeu, património e memória.
O objetivo da reunião de trabalho é preparar um encontro internacional sobre megalitismo promovido por Évora_27, em parceria com a Universidade de Évora, o Grupo Pro-Évora e Stonehenge, que terá lugar a 21 de setembro de 2024, em Évora.
No ano em que se celebram os 60 anos da descoberta do Cromeleque dos Almendres e da Anta Grande do Zambujeiro – dois dos mais relevantes monumentos megalíticos da Europa, ambos situados no Alentejo – Évora_27 Capital Europeia da Cultura assinala o Dia da Europa, comemorado a 09 de maio, com um encontro de trabalho que celebra a paisagem megalítica comum, aproximando povos e culturas europeus.
Évora recebe um grupo de especialistas dos recintos de Stonehenge, Avebury e Sítios associados (Inglaterra) que, em conjunto com equipas da Câmara Municipal de Évora, da Universidade de Évora, e do Grupo Pro-Évora, e a partir de uma experiência direta do território, irão refletir sobre a valorização da memória e do património cultural, na perspetiva da defesa e salvaguarda do megalitismo europeu.
O encontro entre equipas inclui visitas aos sítios megalíticos mais significativos da região e uma reunião preparatória, que servirá de preâmbulo a um encontro internacional sobre megalitismo, promovido por Évora_27, em parceria com a Universidade de Évora, o Grupo Pro-Évora e os recintos de Stonehenge, Avebury e Sítios associados (Inglaterra), marcado para 21 de setembro de 2024, em Évora. A iniciativa servirá ainda para fomentar a partilha de experiências entre as equipas de Stonehenge e de Évora, numa perspetiva pluridisciplinar e de reciprocidade.
O encontro internacional sobre megalitismo previsto para setembro faz parte de “Solos para o Sol”, projeto liderado pela Associação Monte da Amorada e que integra o programa cultural e artístico de Évora_27. O encontro reunirá em Évora arqueólogos, filósofos, antropólogos, historiadores e pessoas interessadas na temática, para refletirem sobre o futuro deste património europeu, e em particular a sua relação com o VAGAR.
O projeto “Solos para o Sol” é uma coprodução de Évora_27, Biennale de la Danse de Lyon e outros parceiros para a qual se convidarão vários coreógrafos a celebrar esta herança megalítica do Alentejo através da sua relação com outros povos e com o nascer do sol. A estreia acontecerá em 2027, em quatro lugares associados ao património megalítico europeu.
Profundamente enraizado na identidade alentejana, o VAGAR, que inspira Évora_27 e atravessa todas as dimensões da iniciativa, é entendido como a consciência plena de que nós, enquanto humanos, estamos sempre em relação com tudo o que nos rodeia. A partir desta consciência, realizamos que estamos sempre de passagem, num território feito de muitas camadas onde passado, presente e futuro estão em permanente inter-relação. Perceber de que forma pode o VAGAR ser relevante para uma melhor compreensão dessa memória e para reforçar a identidade das comunidades é uma das questões que se levanta.O Dia da Europa assinala o aniversário da “Declaração Schuman”, que lançou as bases da atual União Europeia, e celebra a paz e a união no continente europeu.
--
Évora_27 Capital Europeia da Cultura é promovida pela Associação Évora 2027. São associados fundadores da Associação Évora 2027 o Estado, representado pelo Ministério da Cultura, e as entidades que integram a Comissão Executiva Évora 2027: Município de Évora, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I. P.; a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, a Universidade de Évora, a Fundação Eugénio de Almeida e a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo - Turismo do Alentejo.